O que é a Psicologia Infantil? Filipa Rouxinol Saúde

O que é a Psicologia Infantil?

O que é a Psicologia Infantil? Para que serve um psicólogo infantil? Em que momento devo levar o meu filho ao psicólogo? Qual a diferença entre psicólogo infantil e pedopsiquiatra?

O que é a Psicologia Infantil?

O que é a Psicologia Infantil? Para que serve um psicólogo infantil? Em que momento devo levar o meu filho ao psicólogo? Qual a diferença entre psicólogo infantil e pedopsiquiatra?

O que é a Psicologia Infantil? Filipa Rouxinol Saúde Mental

Psicologia Infantil é um ramo especializado da Psicologia do Desenvolvimento que estuda a forma como o ser humano se desenvolve e se adapta ao longo da sua vida em três dimensões: físico, cognitivo, social-emocional.

Esta especialidade nasceu do reconhecimento do impacto que estas dimensões têm no surgimento dos problemas de saúde mental infantil. Desta forma, ela foca o seu estudo e área de atuação nos primeiros anos do desenvolvimento humano, nomeadamente a infância e adolescência – dos 0 aos 24 anos – que atualmente sabemos, serem os momentos mais importantes no desenvolvimento de uma pessoa. 

Porque a Psicologia Infantil é importante?

Esta é uma área muito particular e diferenciada das demais. Trabalhar com crianças, adolescentes e jovens adultos é um desafio constante, não só porque esta fase do desenvolvimento estabelece a base para a aprendizagem, comportamento e saúde ao longo da vida, mas também, porque exige um trabalho próximo com os adultos com quem se relacionam (pais, estrutura familiar, professores, educadores, entre outros), de forma, a desenvolver as suas potencialidades.

A Psicologia Infantil torna-se bastante importante na medida em que:

  •  Ajuda a compreender melhor como as crianças, adolescentes e jovens adultos se desenvolvem, funcionam e se adaptam de forma global e específica, pois, cada pessoa tem uma vivência interna individualizada.
  • Proporciona e/ou antecipa as melhores estratégias para as apoiar em momentos mais desafiantes do seu desenvolvimento e a todos aqueles que com elas lidam, nomeadamente pais, professores, educadores, técnicos de saúde, entre outros.

Todas as crianças e adolescentes podem ser desafiadoras, impulsivas, irrequietas.
Podem fazer “birras” que deixam os pais, família, professores/educadores, entre outros, com dificuldade em compreender/entender o porquê desse comportamento/atitude.
Conflitos com os pais também serão, por vezes, inevitáveis, desde os dois anos de idade até à adolescência, tendo em conta que é nesta fase que começam a desenvolver a sua identidade e a querer afirmar a sua independência.

Estes e muitos outros comportamentos, podem ser considerados normais em determinada fase do desenvolvimento.
Mas, por vezes, alguns comportamentos/atitudes são extremamente difíceis ou intensos para a faixa etária da criança/adolescente, ou então, já não era esperado que se manifestassem.
É, por isso, importante compreender o que significam!

Em que momento devo levar o meu filho ao psicólogo?

São diversas as situações em que deve levar o seu filho ao psicólogo. Se apresentar comportamentos que prejudiquem o seu dia-a-dia ou que sejam prejudiciais, se apresenta dificuldades socioemocionais, sintomas de ansiedade, depressão ou outras perturbações, tais como dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem, PHDA, entre outras.