O que é a Psicoterapia?
Qual a duração deste processo? Quais os seus benefícios?

A Psicoterapia é um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que podem ser usadas para ajudar a lidar com as emoções e sentimentos de forma positiva, além de reduzir e/ou tratar sintomas e perturbações mentais.
É assim, um processo e a sua duração depende dos sintomas, gravidade da situação, necessidades e desejos individuais. Por vezes, pode ser necessário acompanhamento farmacológico por um psiquiatra, de forma a complementar e potenciair os resultados, assim como a frequência de grupos de apoio, desporto, pilates, yoga e atividades ao ar livre.
A Psicoterapia não é um aconselhamento, não dá respostas diretas a questões pessoais. Ela visa desenvolver ferramentas e estratégias que ajudem a pessoa a encontrar as soluções adaptativas e ajustadas à problemática apresentada e a restaurar a função psicológica e social.
Quais os benefícios da Psicoterapia?
Promover o autoconhecimento.
Experienciar todas as emoções, de forma segura.
Expressar as emoções de forma eficaz e afirmar as nossas necessidades individuais.
Ver suas emoções como fontes valiosas de informação, em vez de estados dolorosos ou difíceis.
Distinguir entre as emoções que surgem como uma resposta genuína ao presente, em oposição a uma desencadeada no passado pela experiência presente.
Conhecer nossas necessidades genuínas versus nossas necessidades programadas.
Conhecer/revelar quais os processos biopsicossociais que sustentam a forma como nos apresentamos ao mundo.
Restaurar o equilíbrio mental e a harmonia, compreendendo e alterando a dinâmica que cria conflito interno.
Reorganizar os sistemas nervosos do individuo, através da relação e aliança terapêutica estabelecida.
Potenciar capacidades de (auto)regulação.
Desenvolver estratégias adaptativas para lidar com siutaçoes que colocam o individuo numa posição de maior vulnerabilidade.
Promover tomada de decisão e resolução de problemas adaptativa e ajustada.
Quais os Modelos terapêuticos da Psicoterapia?
Destacamos aqui alguns modelos de Psicoterapia:
- Compassionate Inquiry, abordagem terapêutica criada por Gabor Maté, ajuda o individuo a ganhar insights sobre os seus comportamentos e crenças atuais, assim como permite reconhecer as dinâmicas inconscientes que organizam a sua vida e de como se libertar delas. Revelando o que está por trás, da aparência que apresentamos ao mundo.
- Internal family sistems (IFS), desenvolvida por Richard Schwartz, esta abordagem terapêutica é baseada num novo paradigma de compreensão e harmonização da mente. Este modelo oferece uma visão clara, não patológica e fortalecedora da vida cognitiva e emocional humana – autoaceitação, assim como tem uma abordagem terapêutica vanguardista, dinâmica e colaborativa.
- Terapia focada nas emoções (FT), desenvolvida por Leslie S. Greenberg, Laura Rice, Robert Elliott e Jeanne Watson, é uma abordagem terapêutica baseada na premissa de que as emoções são a chave para a identidade do individuo e que também são um guia para escolhas e tomadas de decisão individuais.
- Terapia cognitivo-comportamental (TCC) ensina técnicas para identificar, desafiar e reformular pensamentos indesejados e padrões de comportamento.
- Terapia cognitiva baseada na atenção plena ensina técnicas de atenção plena juntamente com técnicas comportamentais para ajudá-lo a começar a gerenciar sentimentos indesejados e permanecer presente através deles, em vez de ficar sobrecarregado.
- Terapia de aceitação e compromisso ensina estratégias para aceitar pensamentos indesejados ou angustiantes, permanecer presente e se comprometer com atividades positivas que cumpram seus valores pessoais.
- Terapia de resolução de problemas. Essa abordagem ensina o uso de habilidades de enfrentamento para gerenciar sintomas de saúde mental e experiências de vida que causam estresse e outras turbulências emocionais.




